Folclore - Brincadeiras II
Ao longo dessa primeira semana, pesquisei com as crianças quais eram suas brincadeiras favoritas, com quem brincavam e de que os familiares brincavam quando criança.
Conheci uma variedade de brincadeiras novas (até então desconhecidas por mim) e percebi que uma boa parcela da turma não brinca em casa. Apenas joga no celular ou vê televisão.
Por isso, decidi ensinar e aprender uma brincadeira a cada dia, para que eles aumentem seu repertório e possam modificar os hábitos sedentários.
Conheci uma variedade de brincadeiras novas (até então desconhecidas por mim) e percebi que uma boa parcela da turma não brinca em casa. Apenas joga no celular ou vê televisão.
Por isso, decidi ensinar e aprender uma brincadeira a cada dia, para que eles aumentem seu repertório e possam modificar os hábitos sedentários.
Cobra cega
Ivan Cruz - Cabra Cega |
A agitação foi geral,as todos participaram. Inicialmente, tive de intervir, pois os mais animados estavam indo ao encontro da "Cobra cega"
Após as intervenções, a brincadeira fluiu por cerca de vinte minutos.
Quando percebi que estavam começando a se dispersar, fiz uma rodinha de conversas, para se acalmarem e falarem sobre a experiência.
Amarelinha
Ivan Cruz - Amarelinha e Boneca |
Mais uma vez, em uma folha A3, anotei as regras, conforme iam falando.
Logo após, comecei a desenhar no chão, seguindo as instruções deles. Selecionei dez crianças para que escrevessem os. Números dentro do traçado.
Sentei todos em linha reta e demonstrei como se pula. Chamando de um em um, todos foram brincando e neste momento percebi a falta de coordenação motora e a estranheza com a brincadeira da maioria das crianças.
Na segunda rodada, intervi na forma de pular, apontando erros e reforçando as regras do jogo.
Como muitos ficaram desconfortáveis com a brincadeira, separei a turma em grupos, num rodízio de atividades. Cerca de doze crianças permaneceram na Amarelinha ( agora já quase apagada do chão). Avisei que não iria vigiar a brincadeira e que teriam de se resolver as disputas sozinhos.
Foi aí que me surpreendi com o grupo, organizaram uma fila para brincar, sem discussões ou brigas e permaneceram na Amarelinha por mais de meia hora.
Em uma das mesas, organizei uma atividade em folha, para reforçar a letra "A" e para que levantassem as próprias hipóteses de como se escreve Amarelinha.
Eu sei que essa postagem ficou longa, mas resolvi detalhar as atividades desenvolvidas com eles e suas reações.
O que vocês acharam? Querem mais deste tipo de postagem? Deixe a sua opinião nos comentários, ela é sempre de grande ajuda.
Folclore - Brincadeiras II
Reviewed by Infu_chan
on
10:00
Rating:
Nenhum comentário