[Slider]

Folclore - Brincadeiras

       Olá! Estou retornando aos poucos com o blog e pretendo fazer novamente as postagens uma vez por semana. Vamos ver como fica.

       Hoje trago o tema: Folclore.

       Conforme o Dicionário Priberan (2017), folclore pode ser definido como: 

1. Ciência das tradições e usos populares.
2. Conjunto das tradiçõeslendas ou crenças populares de um país ou de uma região expressas em dançasprovérbioscontos ou canções
3. Cultura popular de um povo. = DEMOPSICOLOGIA.

       Ou seja, o nosso folclore vai para além as lendas e historias sempre contadas nas nossas escolas e creches.
       Este tema será dividido em vários partes, para que seja mais fácil a leitura.



Brinquedos folclóricos


Cinco Marias

Ivan Cruz - Jogando Nente


       Geralmente joga-se com cinco saquinhos de tecido, preenchidos com arroz, feijão ou areia. Também pode se jogar com pedrinhas.
       A brincadeira começa quando jogamos os cinco saquinhos para o alto de uma vez, espalhando-os aleatoriamente. A partir daí, jogamos um dos saquinhos para o alto e pegamos um saquinho no chão. Este movimento se repete até que todos os saquinhos sejam retirados. 
      Caso consiga, o grau de dificuldade aumenta, tendo de pegar dois saquinhos por vez e assim, progressivamente até ter de pegar os quatro saquinhos de uma vez só. 
      Caso erre, a vez passa para o colega ao lado.
      O principal objetivo é pegar todos os saquinhos enquanto um está no ar.



Corrida de chapinha

       Para iniciar esta brincadeira é necessário um espaço amplo, onde se possa desenhar uma pista de corrida, seja com giz ou fita adesiva. Este tipo de pista é mais simples, podendo ser feita até dentro de casa.
       Existe um segundo tipo de pista, feita na terra ou areia, onde se faz bordas na pista, montanhas, ladeiras, túneis e pontes. Este tipo de pista possui regras mais complexas e algumas regiões do Brasil fazem campeonatos e Gran Prix.
       Após decidir quem vai começar a jogar, este competidor irá colocar sua chapinha no ponto de largada. Ele tem direito a três "petelecos" na chapinha, para que ela se desloque ao longo da pista. E assim, de três em três "petelecos" todos os participantes. Jogam sucessivamente, até a chegada.
       Caso a chapinha caia fora da pista ou de um obstáculo, o jogador deve voltar ao ponto inicial da jogada. Neste ponto, as regras mudam conforme as regras locais. O jogador pode tanto continuar a jogada de onde parou ou perder a vez.
       Ganha quem chegar primeiro ao ponto de chegada.

Fontes: 

"folclore", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/folclore [consultado em 20-07-2017].
Cinco Marias - Fábrica de brinquedos
Cinco Marias - Guardiã de Memórias
Corrida de Chapinhas - Caixoleta
As memórias de Infância do meu marido...
Folclore - Brincadeiras Folclore - Brincadeiras Reviewed by Infu_chan on 10:00 Rating: 5

Nenhum comentário